quarta-feira, 25 de agosto de 2010

DICAS Gerais de VIAGEM

A primeira dúvida quando se vai viajar, é o destino! A seguir, temos de decidir sobre o tempo da viagem, a distância do destino, as acomodações, a alimentação, quantidade de pessoas envolvidas, as idades dos viajantes, quantidades e tipo de atrações a serem visitadas, etc,etc...

São tantas as dúvidas, que muitas vezes, quando não se tem experiência, este planejamento torna-se um obstáculo difícil de ser superado, causando stress antes mesmo da viagem que, em muitos casos, acaba sendo adiada ou, infelizmente, cancelada!

Estes detalhes citados podem, também, dependendo da escolha, transformar uma viagem de puro lazer e diversão, em um mais completo arrependimento e frustração.

Temos visto na prática que muitas pessoas não viajam, pois acham todo este processo muito complicado e demorado, relegando este planejamento a agências de viagens, às vezes nem sempre interessadas no bem estar do viajante, mas apenas no seu faturamento. Existem, é claro, ótimas agências que realmente se dedicam a satisfazer o mais exigente dos viajantes, mas nem sempre estas agências conseguem realizar os anseios dos turistas, pois trabalham com parcerias de hotéis, pousadas, restaurantes e atrações que acabam por serem rotineiras e não preenchem totalmente os anseios de quem quer algo diferenciado.

Nós aprendemos na prática que se queres um destino ou roteiro pessoal, deves fazê-lo você mesmo. Não importa para onde se vá, perto ou longe, a exclusividade de um passeio ou viagem irá transformar um simples final de semana numa experiência inesquecível, só depende de você!

O bom planejamento é fundamental para evitar o fracasso. É melhor investir tempo antes da aventura, para não se perder tempo durante ela com pequenos detalhes que aborrecem, como, por exemplo, o esquecimento de um documento ou algum item de uso pessoal.

Nunca ache que é perda de tempo pesquisar sobre o local a ser visitado. Primeiro, porque se evitam dissabores e segundo, a pesquisa em si já propicia uma série de conhecimentos e dicas importantíssimas sobre o local proporcionando ao futuro viajante uma espécie de pré-viagem.

A seguir, passaremos uma série de conselhos, dicas e sugestões para tornar a sua aventura numa experiência de vida e emoções indescritíveis.

1º- Divirta-se!
Não existe conselho melhor para viajar. Veja as coisas, de preferência, pelo lado mais divertido e otimista. Imprevistos acontecem e nem sempre são agradáveis. Tudo depende de como você vai lidar com eles.

2º- Planeje!
O planejamento dos detalhes que envolvem uma viagem é determinante para o seu sucesso. É impossível planejar tudo antes ou até a data da partida, pois cada lugar e situação serão únicos. Tenha sempre um plano alternativo ou até dois planos alternativos. Se assim mesmo isto não for o suficiente, relaxe e conforme o desenrolar do projeto, soluções às vezes se apresentam de forma natural e espontânea.

3º- Adapte-se!
Cada viagem é um grande aprendizado e quanto maior a vontade de aprender e interagir com o meio ambiente, pessoas, culturas e costumes diferentes melhor para o viajante e melhor para o destino, pois propicia boa vontade para resolver qualquer problema que possa, porventura, surgir. Seja agradável aos habitantes locais, pois é você que é ”um estranho no ninho” deles. Ouça muito e procure falar menos, para evitar parecer arrogante.

4º- Equipe-se!
Para cada tipo de viagem, seja aventura, cultura, lazer e até para descanso, necessita-se de equipamento adequado. Nada mais desagradável, se a sua viagem é de lazer numa praia deserta, longe de tudo e sob um belo sol se descobre que foi esquecido um guarda-sol ou até um simples óculos para se proteger dos intensos raios solares. E se quiseres registrar aquele momento especial ou paisagem deslumbrante e descobrires que a câmera fotográfica ficou guardada em casa?!

5º- Informe-se!
Ao chegar ao seu destino, ou mesmo durante a jornada, solicite o maior número de informações sobre o local, como hospedagens, alimentação, atrações, etc... Muitas destas informações só se obtém “in loco” . Nada pior que, quando voltar para casa, após algum tempo, perceber-se que deixou de visitar uma atração imperdível da qual não se sabia, pois não constava no planejamento anteriormente feito, ou havia sido descoberta recentemente e ainda não havia sido divulgada. Também muito importante é o conhecimento básico das leis e normas vigentes no local que se visita.

6º- Seja Responsável!
A responsabilidade ocorre sob todas as formas. O cuidado com o patrimônio cultural, meio ambiente, flora, fauna, hábitos e costumes e muitos outros é de suma importância para evitar constrangimentos e eventuais punições, como multas e repreensões. Você é um representante de sua cidade, do seu país, ou de sua cultura, por isto represente bem para que, tanto você como outros que virão depois, sejam admirados, respeitados e muito bem recebidos nos locais visitados. A sua segurança pessoal e dos que te rodeiam também é questão de responsabilidade, bem como a responsabilidade social com o intercâmbio de informações e atitudes durante a sua viagem. Uma informação falsa ou mentirosa, pode trazer muitos dissabores e problemas para todos. Seja honesto e verdadeiro!

7º- Compartilhe!
Toda viagem, seja ela de aventura ou contemplação, seja cultural ou turismo ou seja até, simplesmente, uma viagem a trabalho, deve ser compartilhada. A divulgação e compartilhamento das suas aventuras de forma correta, trará muito prazer a você e aos que te rodeiam. De que adianta tirar milhares de fotos e fazer quilômetros de vídeos se ninguém vai vê-los? Muitos amigos são feitos quando se descobre que outras pessoas têm interesses e hábitos comuns. Bons hábitos devem ser mostrados e divulgados para formar bons cidadãos e seres humanos melhores.

por Marcos Junghans