terça-feira, 24 de agosto de 2010

D I C A S D E V I A G E M C O M C A R R O

Como viajamos bastante de carro, tanto pelo Brasil como pela América do Sul, vamos passar a seguir alguns conselhos e dicas que adquirimos nas nossas aventuras rodoviárias.

Muita gente nos pergunta qual veículo é o melhor para se poder viajar. As perguntas são referentes a consumo, durabilidade, utilização, capacidade de carga, e por aí vai...

Sempre digo que o melhor carro para se viajar é o que a gente possui, pois não adianta ficar só sonhando com um potente e enorme caminhão, se só podes ter um carro popular.

# Primeira dica : Saber com absoluta certeza para onde e por onde será sua viagem.
De nada adianta imaginar atravessar rios e atoleiros com um carro popular, ou então é desnecessário ter uma camionete 4x4 toda equipada se for conhecer uma cidade ou atração só por caminhos pavimentados.

# Segunda dica: Saber a distância a ser percorrida e a capacidade de carga e/ou passageiros que o veículo comporta.
Um carro pequeno com motor menos potente, pode te levar ao destino normalmente, mas leve sempre em conta o tempo e o conforto para percorrer a distância estimada. Não adianta reclamar da viagem se você sobrecarrega com 5 ou 6 pessoas mais bagagem e outras bugigangas e vai de São Paulo e Porto Alegre num Uno Mille, por exemplo!!

# Terceira dica: Cuidar do conforto do motorista e dos passageiros é fundamental.
A qualidade da viagem é o detalhe mais importante que pode transformar um belo passeio num inferno. Conversas agradáveis, piadas, jogos em grupo, distrações diversas assim como alimentação e descanso com paradas de tempos em tempos é fundamental. Procurar interagir com a paisagem por onde se passa é bem legal, pois distrai a mente e traz cultura e boas recordações. A questão da hidratação e alimentação também é muito importante, pois normalmente desidrata-se bastante em viagens por ação do vento ou do próprio ar condicionado. Ingerir comidas leves, frutas, sucos e muita água é bom. Procure evitar comidas pesadas, gordurosas, refrigerantes(que estufam) e mantenha distância de bebidas alcoólicas.

# Quarta dica: Fazer a manutenção preventiva do seu carro.
Antes de “pegar” uma estrada ou trilha, verifique pneus, água, óleo, filtros, correias, amortecedores, molas, escapamento, faróis e luzes, eventuais vazamentos, e até as condições de vidros e estofamento, já imaginou viajar 1.000 ou mais quilômetros com um banco solto ou rasgado que fica incomodando o tempo todo ? E um vidro lateral que não abre ou fecha no calor ou chuva ?

# Quinta dica: TENHA BOM HUMOR!!
Não importa o problema que apareça, procure sempre manter o pensamento positivo e bom astral e humor, pois ele é o sucesso de qualquer aventura ou viagem.

Passo a seguir algumas dicas de condução dos veículos. Não pretendo ensinar ninguém a dirigir, mas os milhares de quilômetros que já percorremos nos ensinaram muitas coisas. Algumas são específicas para direção em 4x4 e outras são a todos os veículos.

# Mantenha sempre os olhos no painel de instrumentos controlando velocidade , temperatura, óleo e outros indicativos. Uma bela viagem pode acabar se você deixar faltar água no radiador por algum superaquecimento.

# Respeitar os limites de velocidade é sinal de inteligência, pois além de estar respeitando a lei evitando multas, você poupa seu veículo numa viagem longa.

# Em trilhas de areia, mantenha velocidade constante, de preferência em 4x4 reduzida, e não pare a não ser que seja um local firme.

# Em trilhas de barro, também mantenha velocidade constante, procure ficar dentro do “facão”, respeitando a altura do mesmo para não enroscar. A velocidade a ser utilizada é média, usando o bom senso e respeitando o tipo do piso. O 4x4 sempre engatada, e reduzida quando for necessário.

# Conduzindo em neve, mantenha velocidade média ou reduzida, seguindo a trilha. Se o piso estiver congelando ou já congelado, saia do trilho causado pelos veículos anteriores e faça novo trilho em velocidade reduzida. Utilize correntes ou “liquid chain” que é um spray aerossol que se passa nos pneus para aumentar a aderência. Certifique-se que o lago ou rio congelado suportam o peso do seu veículo.

# Em subidas íngremes e acidentadas não abuse da velocidade e descubra a ideal para ultrapassar o obstáculo sempre em 4x4 reduzida.

# Quando for cruzar um curso d’água, rio, lago, braço de mar, certifique-se da profundidade do mesmo antes de entrar na água. Nunca abuse da velocidade, mantendo-a constante para fazer uma pequena onda a frente do veículo, e siga atrás desta onda. Se tiver 4x4 mantenha engatada.

# Usando seu veículo em regiões salgadas como beira-mar ou salares, lave bem todo o carro após o uso, verificando eventuais entupimentos de radiadores e alternadores do sistema elétrico.

# Após enfrentar atoleiros e barro, lave seu carro cuidadosamente para evitar entupimento de respiros, acúmulo de resíduos nos freios e rodas, e verifique eventuais danos que ocorreram durante a aventura como vazamentos, furos, fiações rompidas e quaisquer outras ocorrências que possam comprometer futuras aventuras.

# Em estradas com cascalho e/ou pedras, também não abuse da velocidade, pois em curvas e durante freadas seu veículo vai derrapar. Muito cuidado ao cruzar com veículos no sentido contrário, pois tanto você como os outros veículos podem lançar ou ser atingidos por pedras durante este cruzamento.

# Leve uma caixa com ferramentas básicas para a manutenção do seu veículo como, alicates, chaves de fenda/Philips, jogo de chaves de boca/estrela, fita isolante, etc. Tenha sempre no seu kit de reparos um rolo de “silver tape” e uma embalagem de “durepoxi”, e um rolinho de arame. Para trilhas mais pesadas leve junto uma pequena pá e até um facão para eventuais atolamentos e galhos que atrapalhem a sua passagem.

# Lembre-se que ao entrar em uma trilha teu carro pode sujar, riscar, atolar, quebrar, etc... . Se não queres que nada disso aconteça, fique em casa vendo tudo pela TV e deixe de vivenciar experiências únicas.

# Desnecessário dizer, mas NUNCA ESQUEÇA O CINTO DE SEGURANÇA!!